
Entre os dias 23 e 25 de setembro, Curitiba se torna o centro das discussões sobre o futuro da radiodifusão no Brasil. A cidade recebe, no Castelo do Batel, a 27ª edição do Congresso Paranaense de Rádio e TV, encontro realizado pela Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná) e pelo Sert-PR (Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná). Com o tema “Interatividade, Confiança e Transformação”, o evento reúne empresários da radiodifusão paranaense, técnicos, especialistas e autoridades do setor para debater tendências, compartilhar experiências e apresentar novidades para o setor.
O 27º CPR reforça o papel do Paraná como palco de discussões estratégicas para o futuro da radiodifusão. Mais do que um evento, trata-se de uma oportunidade para atualização, troca de experiências e celebração da história da radiodifusão paranaense.
Veja os principais pontos que você precisa saber sobre o Congresso:
1. Painel sobre radiodifusão e big techs
Um dos momentos mais aguardados da programação vai discutir a relação entre rádio, TV e as gigantes da tecnologia. O debate terá a mediação de Caique Agustini, diretor do Grupo Verde Vale de Comunicação e ex-presidente da Aerp, e reunirá representantes de emissoras, de associações e da Anatel. A proposta é aprofundar reflexões sobre regulamentação, concorrência justa e liberdade de expressão.
2. A chegada da TV 3.0
Outro destaque será a apresentação da DTV+, a nova TV digital. O painel “TV 3.0: Como a nova TV aberta vai transformar a experiência do telespectador” terá especialistas da Globo, Record, SET e do Ministério das Comunicações. O avanço promete unir qualidade de imagem e som com interatividade e integração à internet. E esta é uma ótima oportunidade de atualização sobre o assunto.
3. Palestrantes de diferentes áreas
Além dos temas centrais da radiodifusão, o evento traz profissionais de áreas como publicidade, inovação, tecnologia, direito e até esportes de aventura. Estão confirmados nomes como Ciro Possobom (Volkswagen do Brasil); Edu Simon (Agência Galeria); o especialista em vendas, Lásaro do Carmo; Pedro Dias Leite (CBN); Sheila Magalhães (Band News FM); o alpinista Waldemar Niclevicz; entre outros.
4. Cinquentenário da Aerp
A edição de 2025 também marca os 50 anos da Aerp. A comemoração terá homenagem aos ex-presidentes, o lançamento do livro “Do sonho à realidade: a história da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná”, jantar especial e show da cantora Rafa Gomes, revelada no The Voice Kids. Para o jantar de abertura do Congresso, a sugestão para os participantes é o uso de traje passeio completo. Os convidados devem apresentar o QRCode exclusivo, enviado após confirmação de presença, para acessar o local do evento.
5. Mercado publicitário
O encerramento da programação de palestras do Congresso será dedicado ao mercado da publicidade. A “Tarde dos Publicitários”, será voltada à troca de experiências sobre o papel do rádio e da TV na construção de marcas. Executivos da Volkswagen do Brasil, Above e Pormade Portas de Madeira mostrarão como a radiodifusão impactou diretamente suas estratégias de crescimento.
6. Feira Nacional de Tecnologias
A edição deste ano contará com 21 expositores em 256 metros quadrados, apresentando soluções e equipamentos voltados às emissoras. A feira é uma oportunidade para conhecer de perto as inovações que estão moldando o mercado. Participarão da Feira Nacional de Tecnologias os expositores: Access, AEQ, Awdio, Biquad, BT Broadcast Transmitters, Cadena, Detran-PR, E-Paraná Comunicação, EFTX , Foccus Digital, Linear Denki, Loopert, MGE, Planeta do Rádio, Playlist Software Solutions, Rohde & Schwarz, SET (Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão), Sinteck Next , Syes do Brasil, Teletronix, e YoungTech.
7. Workshop: “Rádio digital e mídia programática: mais alcance, mais receita”
Os congressistas poderão participar do workshop realizado pela Watch, empresa que desenvolveu a Awdio, plataforma de áudio que conta com um dashboard que apresenta em tempo real, dados específicos como tempo de escuta, dispositivos conectados e localização e ainda permite a inclusão de mídia na programação digital da emissora. O workshop será realizado nos dias 24 e 25 e para participar é preciso se inscrever gratuitamente.
8. Conexões
Além dos debates e da feira, o Congresso terá momentos de interação, como o coquetel de encerramento, que promete aproximar participantes, palestrantes e expositores em um ambiente voltado à construção de novas parcerias.
9. Acesso ao Castelo do Batel
O acesso ao Castelo do Batel será feito pela Avenida do Batel, 1323. Os convidados poderão utilizar o serviço de Valet Parking que será exclusivo para o evento.
Clique no link para dirigir até o local do evento: https://maps.app.goo.gl/E8DD7Yq3M2RAsqoD6
10. Inscrições
As inscrições ainda podem ser feitas pelo site até o dia 20 de setembro: congresso.aerp.org.br/inscricoes. A organização ainda firmou parcerias com hotéis da região para facilitar a estadia dos participantes, oferecendo descontos exclusivos. Estes descontos podem ser acessados pelo link das inscrições na aba hotéis oficiais.
Serviço
27º Congresso Paranaense de Rádio e TV
De 23 a 25 de setembro
Castelo do Batel – Curitiba (PR)
Mais informações: congresso.aerp.org.br