fbpx

Criatividade e Credibilidade: Transformações que moldam o setor de rádio e TV

Publicado por: Equipe AERP | 21 de novembro de 2023

Equilibrar a confiabilidade das informações com a capacidade de inovar e cativar o público, estão entre os assuntos que agitaram o segundo dia do Congresso da Aerp, em Foz. 


O segundo dia do 26º Congresso da Aerp (Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná) em Foz do Iguaçu, no Oeste, nesta terça-feira (21),  foi marcado por debates envolventes e discussões profundas sobre os pilares fundamentais do setor: credibilidade e criatividade. Profissionais renomados e especialistas de diferentes áreas compartilharam suas visões, insights e experiências, proporcionando uma visão abrangente dos desafios e oportunidades que permeiam o universo da comunicação. 

A criatividade emergiu como um elemento-chave para impulsionar a indústria de rádio e televisão rumo ao futuro. Afinal, é esse elemento que mantém o setor de radiodifusão tão vivo e em desenvolvimento. “A criatividade pertence ao ser humano, mas muitas pessoas não reconhecem esse fato e acreditam que ela é restrita a um grupo, como dos artistas. O primeiro passo para ser criativo é tirar esse bloqueio, para depois, aplicar as ideias de forma racional”, destacou o especialista em criatividade aplicada e inovação, Jean Sigel, durante palestra. 

A necessidade de diversidade e representatividade na produção de conteúdo também foi enfatizada: “ A criatividade floresce quando há uma variedade de vozes e perspectivas”, pontua Sigel. “

O equilíbrio entre a tradição e a inovação foi discutido durante a explanação do palestrante e especialista em posicionamento de marcas, Luiz Ritton. Ele evidenciou como os elementos clássicos podem ser revitalizados por meio de abordagens criativas contemporâneas. “As emissoras precisam entender o que elas proporcionam na vida das pessoas e contar essa história”, afirma.

“A palestra do Ritton me chamou a atenção devido à importância de abraçar a inovação e explorar novos formatos com o intuito de reforçar cada vez mais a nossa marca”, acrescentou o produtor e locutor da Rádio Independência de Medianeira, Jefferson Luiz . 

A interação entre profissionais e audiência também foi debatida, ressaltando a necessidade de estabelecer uma comunicação bidirecional para fortalecer a confiança mútua. Outro tema de grande interesse da plateia foi sobre a liberdade de expressão e responsabilidade, enfoque da palestra Fernando Schüler, Cientista Político e colunista

“O erro começa quando a mídia profissional se coloca no direito de dizer o que é verdade. Ela tem que disputar esse conceito e construir credibilidade ao longo do tempo”.

Exposição – Os participantes tiveram a oportunidade de visitar a Feira Nacional de Equipamentos, que acontece de forma paralela no congresso. A exposição conta com stands de expositores de renome nacional e internacional apresentando as principais novidades tecnológicas para o setor. 

“Tive a oportunidade de conhecer  lançamentos recentes do mercado internacional, foi uma experiência incrível e muito valiosa”, pontua o diretor de rádios, Fernando Potrick. 

O segundo dia de programação do Congresso da Aerp, em Foz do Iguaçu, foi, sem dúvida, um mergulho profundo na interseção entre credibilidade e criatividade. As discussões têm proporcionado insights valiosos para profissionais do setor destacando a importância de equilibrar a confiabilidade das informações transmitidas com a capacidade de inovar e cativar o público. À medida que o congresso avança, fica evidente que a busca pela excelência nesses dois pilares – a criatividade e a credibilidade-, continuará moldando o futuro da radiodifusão e da televisão.