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Expectativas da radiodifusão em debate no primeiro dia do 25º CPR

Publicado por: Equipe AERP | 01 de outubro de 2019

Na manhã do primeiro dia do Congresso, centenas de participantes tiveram a oportunidade de tirar dúvidas com os representantes do MCTIC e da ANATEL , conhecer o case de sucesso do “Morning Show”, comandado por Edgard Piccoli na Jovem Pan, além de se atualizar na pocket aula “Como vender a audiência nas mídias sociais agregando faturamento para sua emissora?”.

A importância da imprensa

Na abertura, o procurador da república Deltan fez um balanço da Operação Lava Jato e falou do importante papel da imprensa. “No combate a corrupção imprensa não só leva informações e fatos essenciais para que as pessoas compreendam o tamanho do problema, mas também provê opiniões e até mesmo críticas que são absorvidas para que possamos melhorar o nosso trabalho. É preciso levar mais informações para os eleitores, para que possam melhor escolher seus candidatos, cobrar preparo dos candidato com base em políticas publicas e fomentar uma participação mais cidadã em nossa política.

Edgard Piccoli, ex-VJ da MTV, falou sobre a relevância do conteúdo local e da internet no rádio, além de contar sobre sua experiência a frente do “Morning Show”, programa misto de jornalismo e entretenimento da Rádio Jovem Pan em rede nacional.

Para Piccoli o rádio detém características como interatividade, instantaneidade e participação da audiência, que a internet exacerbou, mas que já estavam no DNA do rádio. “O rádio com a internet se fortaleceu e o conteúdo local tem uma força inimaginável. É a informação regional que vai dar legitimidade para a emissora”.

MCTIC e Anatel

Não por acaso, o painel que contou com a presença de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) recebeu muitas perguntas. A proximidade com esses órgãos e a possibilidade de formular perguntas que poderiam ser respondidas em tempo real motivaram os congressistas a interagirem de forma intensa com os debatedores.

“Ter a presença desses órgãos e ter respostas sobre diversas questões foi, sem dúvida, muito importante para o setor”, destacou o diretor técnico da AERP, Roberto Lang, que mediou o debate.

Com a participação de Elifas Chaves Gurgel do Amaral, Secretário de Radiodifusão do MCTIC e William Zambelli, Assessor da superintendência da Anatel, o painel discutiu as demandas do setor como a Voz do Brasil, assentimento prévio, desburocratização dos processos, celeridade na analise dos processos, além de evoluções e correções do Sistema Mosaico como: exclusão de canais, o fim do problema de duplicação dos débitos, a publicação dos mapas, entre outros.

Pocket Aula

Todos os profissionais da área comercial do rádio e da TV puderam atualizar seus conhecimentos na Pocket Aula – “Como vender a audiência nas mídias sociais agregando faturamento para sua emissora?”, realizada nesta quinta-feira (19) pela manhã.

Na Pocket Aula foram abordados os formatos de conteúdo, posicionamentos, o que vender, como elaborar o valor e monetizar, além de mensurar os resultados obtidos. Todos os participantes saíram da aula com seu plano de venda montado.