fbpx

Liderança, mercado, produção e conteúdo foram os destaques da tarde no 25º CPR

Publicado por: Equipe AERP | 01 de outubro de 2019

A tarde desta quarta-feira (19) foi muito produtiva. Os temas liderança, mercado, produção e conteúdo foram debatidos nos painéis.

Logo no início da tarde, os congressistas tiveram a oportunidade de conhecer experiências de sucesso nos EUA. David Layer, engenheiro da NAB (National Association of Broadcasters), mostrou como as smart-speakers (caixas de som inteligentes) estão mudando o comportamento da audiência de rádio. E como a combinação de rádio híbrido e digital podem ser um caminho promissor para o mercado radiofônico.

David Layer, que é Engenheiro e Vice-Presidente do Departamento de Tecnologia e administrador do Comitê de Rádio da NAB (National Association of Broadcasters), trouxe dados importantes sobre o comportamento do público nos Estados Unidos no uso das smart-speakers.

Liderança

Hermine Schreiner, eleita 7 vezes a profissional de RH mais admirada do Brasil, falou sobre o que é liderar e o propósito de um líder, que é ser capaz de inspirar e ajudar as pessoas a construírem um significado para o seu trabalho e encontrarem o seu propósito. Um líder de alta performance inspira sua equipe, eleva, orienta, educa e transforma. E desta forma, não reduz a energia e o amor pelo trabalho, pois está sempre inspirando as pessoas a construírem.

Hermine apresentou um passo a passo para construir uma liderança sustentável. Primeiro é preciso construir uma imagem positiva e saudável para sua empresa para que ela atraia bons candidatos. Em seguida é preciso fazer uma seleção de pessoas com qualidade, contratar profissionais que tenham foco com a cultura e valores da empresa, contratar pessoas de bom caráter.

O terceiro passo é receber bem esses novos profissionais e fazer uma integração efetiva, procurando engajar e acolher as pessoas. Na sequência vem a fase do desenvolvimento contínuo, para estimular as pessoas para que estejam sempre em processo de crescimento e desenvolvimento dentro da empresa.

Para esse desenvolvimento contínuo, Hermine enfatizou a importância de ter um bom clima de trabalho, onde todas as pessoas estão comprometidas com os resultados e por isso dispostas a compartilhar conhecimentos e repassar informações importantes.

Aerp Jovem

Os integrantes do Conselho Aerp Jovem apresentaram a missão do grupo e a importância do associativismo. Para a presidente do Conselho Permanente, que é presidido pela radiodifusora Aline Ruge, de Umuarama, o foco do grupo é criar um ambiente de renovação.

“É muito importante termos este espaço onde os jovens possam dar opiniões e pensar em como podemos reinventar o futuro do rádio. É uma missão muito importante”.

Conteúdo

Podcast é um formato de mídia que não é novidade, modalidade praticada por muitos em diferentes países. Porém, na onda do on-demand, a plataforma passou a ter uma importância expressiva nos últimos três anos e foi será um dos pontos centrais de discussão no painel “Podcasts: mercado, produção e conteúdo”, com a participação dos palestrantes Daniel Starck, Marco Tulio, Ricardo Gandour e Rodrigo Tigre.

Daniel Starck, diretor do tudoradio.com, explicou que a produção de podcast não é um segredo para as rádios, mas afirmou que é preciso se especializar. “É importante conhecer a linguagem mais aceita pelos ouvintes dessa plataforma. É uma modalidade que tem chamado a atenção do mercado em todo o mundo, seja pelos números de audiência alcançados, assim como o faturamento crescente”, explica.

Marco Tulio, diretor da ZY Digital, ressaltou que os podcasts abrem oportunidades para as rádios explorarem todo o seu potencial criativo de produção, inseridas no atual mundo digital de forma nativa e equipadas com todos os recursos de distribuição e monetização deste novo ambiente para construir um negócio moderno, desejado e sustentável.

Já Ricardo Gandour , diretor executivo de jornalismo da Rede CBN, reforçou o aspecto estratégico. “O podcast, que nada mais é do que um áudio sob demanda, mas com narrativa, ritmo e sonorização mais intimistas, é estratégico para nós como emissoras estarmos próximos da jornada informativa do ouvinte, especialmente dos mais jovens. O formato amplia nosso contato com o público e estimula a criatividade da redação e da produção como um todo”.

A origem dos podcasts, os formatos e como monetizar foram abordadas por Rodrigo Tigre, gerente nacional da RedMas / Audio.Ad e presidente do comitê de áudio digital do IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau.

Mercado

Fechando com chave de ouro, Henrique do Valle, correspondente da Rede Band nos EUA, e Robson Ferri, fundador e diretor-executivo da RF Mídia, falaram de forma criativa, bem humorada e dinâmica sobre as perspectivas do mercado e a importância da união da criação, negócios e conteúdo.

A palestra “A realidade do mercado americano x perspectivas do mercado brasileiro”, apresentou exemplos práticos de emissoras regionais que se reposicionaram como geradoras de soluções nas suas regiões e estão colhendo resultados acima da média do seu mercado. Outro destaque foi a ação de marketing “Linguiça FM”, que em 15 dias movimentou todo mercado com apenas um outdoor, carro adesivado e umas vinhetas.